sábado, 25 de setembro de 2010



PUBS IN THE UK

Aleixo e Regina em Londres.
O termo Pub surgiu na época dos romanos que, para quem não sabe, foram os responsáveis pela fundação de Londres. Eles criaram várias Public Houses pela cidade. Eram os lugares onde as pessoas iam comer, beber vinho e também degustar a típica cerveja local, conhecida como Ale, que até hoje é uma das mais tradicionais cervejas inglesas. Com o passar dos anos, Public House acabou virando Pub e é sinônimo do lugar para quem quer apreciar boa comida e beber bastante cerveja. A grande dica em Londres é achar o seu Pub predileto entre tantas opções existentes.

Regina at Shakespeare´s Bar.
Os proprietários e defensores dos Pubs ingleses reclamam das medidas do atual governo que oneram muito os estabelecimentos, além de criar regulamentos que impossibilitam a sua existência. Segundo esses defensores muitos pubs têm fechado devido às atuais exigências do governo. Eles acham que os supermercados vendem a cerveja muito barata e não há como competir.
O povo londrino adora cerveja. Beer (cerveja) é a paixão nacional na terra da rainha, com frio, calor, sol ou chuva! E quem vem passear em Londres deve ser bem vindo ao universo da maior paixão dos ingleses - os pubs londrinos. Por aqui tudo é motivo para dar um pulo no pub com os amigos. Se faltar motivo, a qualquer hora do dia lá estão os ingleses comemorando e, claro, bebendo a falta de motivo – Cheers! Afinal, no imaginário dos ingleses, pub é muito mais que um simples lugar para sentar, jogar conversa fora e tomar aquela cervejinha com os amigos.
Regina em Pub Londrino.
Mesmo porque Pub é o lugar aonde as pessoas vão para relaxar após o trabalho, encontrar os amigos, celebrar qualquer coisa ou tomar um drink enquanto lê o jornal. Os pubs são realmente parte da nossa identidade nacional inglesa! O charme do pub está na sua decoração, música, na atmosfera do lugar, nos funcionários que se tornam seus amigos e, naturalmente, numa boa pint de cerveja. O pub faz com que o cliente se sinta em casa.
Há inúmeros tipos de cerveja. Se a clientela é extensa, as opções são maiores ainda. Londres tem aproximadamente 4500 pubs e bares e 233 night clubs. Se a sede é grande, o cardápio também é caprichado. Há cerveja para todos os gostos. Nas versões half (300ml), pint (500ml) ou a tradicional garrafa, não muito comum em Londres, difícil mesmo é escolher com tantas opções.
Regina e Aleixo em restaurante em Londres.
A mais famosa cerveja inglesa é do tipo lager. Mais próxima da nossa Brahma brasileira, ela é clara e leve, com aproximadamente 5% de álcool. A lager Stella Artois é a favorita dos ingleses, mas há lugar para todas no coração deles. Outra preferência nacional é a já conhecida cerveja escura Guiness, que segue o estilo stout, passando pela Ale Bitter (de cor de cobre e encorpada, tem sabor de malte. Tradicional english beer, as ales Young Special e John Smith são as preferidas da clientela acima dos 50 anos e agora estão se tornando populares entre os jovens. Há também a pale Ale, com um nível mais elevado de carburação, não muito apreciada pelo paladar londrino. Outras famosas incluem a witbear (cerveja de trigo, albina) e as mais frutosas.
Regina no aeroporto Heathrow antes de voltar ao Brasil.
Aleixo e Regina em Pub Londrino.
A paixão dos ingleses pela cerveja pode ser medida, literalmente. Num dos mais antigos pubs ingleses, aberto em 1845, onde já funcionou uma prisão, são consumidos em média 3900 litros de cerveja por semana e esse número triplica nos dias de maior movimento.
Se para os brasileiros, pesadelo mesmo é aquela cerveja quente, mas os ingleses não têm esse problema, na Inglaterra a cerveja é bebida em qualquer temperatura. Para os ingleses, o pior momento da noite é certamente a badalada do sino às 23h, indicando que o pub está fechando. E nem adianta tentar o jeitinho brasileiro. A grande maioria dos pubs londrinos fecha impreterivelmente às 23 horas nos dias de semana e nos finais de semana esse horário pode variar entre uma e duas da manhã. Já os chamados clubs fecham as portas entre três e seis da manhã.
Houve grande polêmica antes da mudança do ano anterior em relação às regras dos Pubs. O que era para ser uma revolução na noite inglesa acabou literalmente em pizza e cerveja. Desde o ano passado, os pubs estão autorizados a vender álcool 24 horas. Após muita discussão, pouco mais de 100 estabelecimentos em Londres, entre clubs e supermercados conseguiram essa autorização. Alegria para uns, tristeza para outros, a verdade é que para um povo que trabalha e sai para beber, qualquer novidade nessa área é sempre muito bem vinda.

2 comentários:

  1. Conheci varios pubs assim, na minha estada de 4 meses na Escócia. Era ótimo depois do expediente. A cerveja "quente" é bem tradicional na Escócia - e me disseram,tambem na Iralanda. Mas é uma cerveja que não tem gas e fica muito estranha e choca se for gelada. Tem que ser tomada à temperatura ambiente, o que definitivamente não é muito quente para nós. Aprendi a apreciar como tal.

    Giuseppe

    ResponderExcluir
  2. Asim como whisky sem gelo. Whisky com gelo é pecado capital na Escócia. Voltava toda tarde do escritório e o barman, já me servia uma dose de um whisky novo para eu degustar, destes whiskies não-comerciais típicos dos escocese, que ele próprio escolhia ... e colocava do lado um copo com gelo, que ele se recusava terminantemente a por dentro do whisky. Eu que o fizesse se querai .... Rsrs.

    ResponderExcluir