segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FORTE DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO

Devido ao plano de defesa da Baía de Guanabara (1763 - 1908), aconteceu a transferência da capital do Brasil para a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1763. Isto provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía da Guanabara, através das Fortificações de Artilharia. Seis anos depois, foi iniciada a instalação de um Forte na "Ponta da Igrejinha", em Copacabana, nome pelo qual era conhecido o promontório, ou seja, cabo formado de rochas elevadas, onde, hoje, se situa o Forte de Copacabana.

Regina em Copacabana, Rio de Janeiro, 27.09.2010.
O Forte tem uma grande programação turística e cultural, atualmente. Desde 1986, o Forte passou a ser sede do Museu Histórico do Exército, em suas atividades educacionais e culturais atende ao público de terça à domingo das 10h às 16h. Estão preservadas as primitivas instalações, com as galerias, os refeitórios, os lavatórios em estilo art-nouveau, paiol das munições, a câmara de tiro e as quatro cúpulas dos canhões de trajetória retilínea. Suas instalações compreendem salões de exposições temporárias e outros para eventos sociais e educacionais.

Estudantes de 1º e 2º graus das escolas da comunidade usufruem de uma área de lazer com quadra de esportes. Aos domingos e feriados o museu abre seus portões para passeio ciclístico. Em sua ação social atende a menores carentes do projeto Rio Criança Cidadã e oferece uma sala para o atendimento de Centro de Valorização da Vida.

Aleixo e Regina, com o Forte de Copacabana ao fundo.
Integrando a tradição à vida civil e um pouco de história ao nosso cotidiano, foram inaugurados salões de exposições permanentes sobre o Exército Brasileiro na Colônia e no Império. Como projeção da Biblioteca do Exército, está sendo inaugurado um amplo salão de leitura.

Em suas atividades, o museu atende a estudantes, pesquisadores e estagiários, nas áreas de museologia, história e restauração. Ali está uma filial da Confeitaria Colombo e seu espaço externo já foi usado para cenas de novelas globais. A vista da praia de Copacabana e do Pão e Açúcar é maravilhosa daqui do Forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário