domingo, 26 de setembro de 2010



Domingo no Rio de Janeiro

Regina no apto. da Sousa Lima, no Rio.
Chegamos ontem ao Rio, depois de várias horas em viagem, entre a preparação, a espera no aeroporto de Londres, doze horas de avião, com conexão em São Paulo. Estávamos exaustos e saímos apenas para o almoço e compras para o lanche, à noite. Dormimos à tarde e toda a noite. Agora estamos prontos para aproveitar a nossa breve permanência nesta cidade maravilhosa. Para começar, quis listar algumas das principais atrações, no Rio, antes de qualquer relato.

Pão de Açúcar - mede 404 m de altura e está localizado na baía de Guanabara. Os visitantes podem chegar até o topo em bonde e ali ter uma vista panorâmica da cidade. Somente o passeio no bonde já deixa ver paisagens como as praias, Pedra da Gávea e o Corcovado, entre outras. Fica na Urca e tem fácil acesso.

Regina e Aleixo, no restaurante Portugália,  Largo do Machado, Rio.
Lagoa Rodrigo de Freitas - está situada no centro da cidade, no sul do Parque do Corcovado. Esta enorme lagoa tem ao seu redor pista para skate, ciclovia, heliporto, clubes, parques e quiosques que oferecem variedade de comida. Está conectada ao mar pelo canal do Jardim de Alah. A lagoa também conta com pedalinho. O parque Tom Jobim é formado pelo conjunto de três parques: Brigadeiro Faria Lima, do Cantagalo e Táboas. Fica na Lagoa.

Corcovado - considerado o cartão postal do Rio, com 710 m de altura, o Corcovado está situado no Parque Nacional da Tijuca e é onde está situada a estátua do Cristo Redentor.O Cristo Redentor possui 30 m de altura e na base conta com uma capela. É possível subir o Corcovado por trem elétrico ou por uma estrada asfaltada. Já na estação do Cosme Velho começa o entretenimento com lojas de apoio turístico e o Espaço Cultural. Fica no Cosme Velho.


Feira de Artesanato e show de música no Flamengo, Rio.
 Jardim Botânico - conta com 8.000 espécies vegetais, orquidário, bromeliário, violetário, plantas insetíforas, coleções de cactos e plantas medicinais, lagos e uma entrada marcada pelas fileiras de palmeiras imperiais, cada uma com 30 m de altura. Possui também prédios do patrimônio histórico, como a antiga Fábrica de Pólvora. Bairro do mesmo nome.

Arpoador - a praia do Arpoador está localizada entre Ipanema e Copacabana e conta com uma excelente vista do Rio de Janeiro:Ipanema, Leblon, Vidigal e Pedra Dois Irmãos, com destaque para o pôr-do-sol. Ali se encontra o parque Garota de Ipanema (nome da composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), que conta com pista de skate e espetáculos de música.

Aterrro do Flamengo - este parque conta com uma área verde de 1.200.000 m². Possui iluminação noturna, quadras de esporte, centenas de espécies de árvores, playground, anfiteatro, pistas de skate e aeromodelismo e é onde está localizado o Museu de Arte Moderna – MAM. Anteriormente toda esta região do aterro era mar que era contido pela muralha da praia do Flamengo, da Glória e da Avenida Beira-Mar.
Catedral Metropolitana - esta Catedral, de forma cônica, está situada no centro do Rio. Os vitrais estão por toda a igreja e no subsolo há o Museu de Arte Sacra. Missas: de segunda a sexta, 11h e domingo, 10h. Está na Lapa, no centro da cidade.

Centro Cultural Banco do Brasil - é a antiga sede do Banco do Brasil. Este centro cultural conta com 02 teatros, quatro espaços para mostras, biblioteca com 120 mil exemplares, auditório, salas de vídeo e cinema e a exposição permanente “Brasil através da Moeda”. Está também no centro da cidade.

Aleixo e Regina, no cinema São Luis, no Flamengo.
Confeitaria Colombo - a confeitaria está localizada no coração do Rio, possui a decoração luxuosa e característica da Belle Époque do Rio, transformando-se em parada obrigatória para os personagens do âmbito artístico, intelectual e político. O cardápio da confeitaria é especial, não deixe de provar: o Biscoito Leque, Petit Four, Rivadávia, Casadinhos, doces portugueses, pequenos sanduíches de pão de forma, pães, camarões, sorvetes e outras delícias. No segundo andar funciona um pequeno museu, o Espaço Memória, com a história da Confeitaria Colombo. Ali você pode comprar souvenirs da marca Colombo. Hoje, há uma filial aqui no posto seis, dentro do Forte de Copacabana, pertinho de nosso apartamento.
Cinelândia - esta enorme praça guarda as lembranças do que foi um dia o centro dos melhores cinemas da cidade. O glamour carioca, que o lugar ostentou na década dos anos 20, no século passado, deixou vestígios no cinema Odeon, que foi restaurado e re-inaugurado. Atualmente no seu entorno estão localizados a Câmara de Vereadores, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas-Artes, o Centro Cultural da Justiça Federal e o Theatro Municipal. Está localizada no final da Avenica Rio Branco, no centro.
Maracanã - o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, é para muita gente o templo do futebol. Já teve capacidade para 166.369 pessoas, mas atualmente recebe até 114.000 torcedores. É ponto turístico inegável e oferece além do espetáculo dos jogos de futebol, verdadeiros espetáculos de shows musicais. Foi no Maracanã também que o Papa João Paulo II celebrou encontros com fiéis brasileiros.Este complexo esportivo conta também com o Maracanãzinho, o Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare. No bairro do mesmo nome.

Praia de Copacabana - são várias as belas praias do Rio, mas não podemos deixar de destacar a de Copacabana. Possui com 6 km de extensão, onde é possível encontrar áreas de lazer, áreas de esporte, como campos de futebol, vôlei, futevôlei, ciclovia, além de bicicletários, quiosques, hotéis, comércio, bares e restaurantes. É conhecida pelo calçadão branco e preto, também por sua fabulosa festa de Ano Novo. A praia começa na Avenida Princesa Isabel e vai até o Forte de Copacabana. Este Forte conta com o museu Histórico do Exército e uma bela vista do mar.

Igreja da Candelária - a exuberância desta Igreja não passa desapercebida: interior em mármore de várias cores, grandes portas esculpidas em bronze, belíssimos murais e vitrais e planta em cruz latina.

Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro - localizada em um belo lugar e com uma bela vista, esta Igreja batizou várias personalidades da realeza. Conta com uma torre, planta com um desenho original, três altares, dois púlpitos laterais e acabamento em azulejo. Junto à igreja está o Museu Imperial. Possui dois acessos: pela ladeira da Glória e pelo elevador.

Biblioteca Nacional - construída em estilo neoclássico, a biblioteca segundo a UNESCO é a oitava biblioteca nacional do mundo. Conta com mais de 9 milhões de itens, entre eles: cartas da princesa Isabel, os primeiros jornais do país, exemplar da Bíblia de Mogúncia (1462), doação do ano de 1891 de Dom Pedro II com acervo de mais de 48.000 volumes, bibliografia sobre história do Brasil e Portugal. Uma das raridades é o manuscrito Evangeliário, do século XI–XII. A biblioteca possui também laboratórios para conservar o papel das peças do seu acervo, oficina de encadernação.

Mosteiro de São Bento - está situado no centro da cidade, no alto de uma colina com vista à Baia da Guanabara. O Mosteiro é uma construção simétrica de estilo barroco, com duas torres, entrada com 03 arcadas de acordo às tradições beneditinas, pátio em granito e 08 capelas em estilo colonial. A simplicidade da fachada contrasta com todo ouro da decoração do interior da Igreja. O visitante pode assistir à missa das 10h de domingo e apreciar os cantos gregorianos com acompanhamento de órgão. Também no centro.

Parque Nacional da Tijuca - é a maior reserva natural de mata localizada em área urbana do país. Está dividida em: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca (onde está o Corcovado, entre outras atrações) e Maciço da Gávea/Pedra Bonita, um lugar apropriado para salto de Vôo livre. O parque se caracteriza não só por sua flora e cachoeiras, mas também por sua fauna: cotias, esquilos e micos. Os adeptos do eco-turismo podem encontrar aqui diversidade de trilhas que inclusive levam à pista de vôo livre. É possível chegar ao Parque por sete vias de acesso, entre elas: Estrada do Redentor, Estrada da Canoa e Estrada da Castorina. Fica na Tijuca.

Palácio Tiradentes - prédio onde esteve preso Joaquim José da Silva Xavier - Tiradentes - antes de ser levado à forca. Atualmente abriga a Assembléia Legislativa do Estado de RJ. A entrada deste Palácio conta com 06 colunas de 12 m de altura. Aqui está situado o Núcleo de Memória Política Carioca e Fluminense, que conta com exposição da história política do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é realmente uma cidade maravilhosa. Antes de investir na compra de um mini apartamento aqui, andamos por todo o Brasil e até hoje não nos arrependemos da nossa escolha. No Rio a gente sempre tem o que fazer. A aura da cidade é atraente. Sei dos problemas relativos à violência, próprios das grandes cidades, mas isso vai passar e nunca presenciamos nada em nossas múltiplas viagens.

A vida cultural do estado acontece principalmente aqui na cidade do Rio de Janeiro. O município de Niterói, nos últimos anos, começou uma grande revolução nesse setor quando houve a inauguração do Museu de Arte Contemporânea da Cidade (Obra de Oscar Niemeyer) e logo a inauguração do Caminho Niemeyer, projeto do mesmo arquiteto do MAC, que contará com teatro, cinemas, museu, igrejas e um centro de memória.

Em 2006, 65% da produção do cinema nacional foi realizada por produtoras sediadas na capital fluminense, que possui, ainda, cerca de 180 salas de cinema, maior proporção do país entre as capitais e a maior proporção também de museus, (80 no total e 43 teatros).

Entre os principais museus do estado estão o Museu Imperial de Petrópolis, Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), o Museu Histórico Nacional, o Museu Histórico da República, o Museu Chácara do Céu, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu da Quinta da Boa Vista, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o do Forte de Copacabana - Museu Histórico do Exército.Há várias outras atrações turísticas, além das mencionadas, mas acontecem programas inéditos que vão aparecendo de acordo com o período de sua estadia aqui. A cidade tem intensa vida cultural!

Também está em construção na capital fluminense, na Barra da Tijuca, a Cidade da Música Roberto Marinho, um complexo que abrigará a maior sala de concertos da América Latina.
Conheço o Rio desde há algumas décadas, mas nesta última década ele tornou-se meu destino preferido. Tive dois ótimos cicerones, a minha amiga - Rosário e o Aleixo - e já estive em locais que muitos desconhecem e são imperdíveis.

Hoje caminhamos pelo calçadão de Copacabana e fomos até nosso local predileto – a praia do Arpoador. Como as nossas praias  brasileiras são lindas! Quilômetros de areia! Em Dover, só havia pedrinhas, seixos! E que paisagem sem igual podemos vislumbrar no Rio de Janeiro!
Mais tarde pegaremos o metrô aqui na esquina da Sá Ferreira e iremos ao Largo do Machado para o almoço. Daí, tentaremos assistir ao filme do Chico, conforme planejado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário