segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIA DE COSME E DAMIÃO

Cosme e Damião, no Rio de Janeiro

Amanheceu chovendo e pelo jeito pode ficar assim o dia todo! Hoje é dia de Cosme e Damião e os cariocas costumam distribuir doces para as crianças em homenagem aos santos gêmeos ou para pagar promessas! À noitinha pegaremos o voo da Trip de volta a Goiânia...
De Londres, agora,  as lembranças!
Na mitologia grega há muito se cultuava a esses santos, havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo. Os relatos falam da existência de um óleo santo atribuído a Cosme e Damião, mas que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.

Alguns grupos argumentam que Cosme e Damião não existiram de fato. Julgam que eles eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux. Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.

Regina no posto seis, em Copacabana.
Todavia, existe grande relação com as religiões afro-brasileiras, pois o dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo sincretismo religioso em várias cidades brasileiras, sobretudo, aqui no Rio, onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.

O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". Estas religiões os celebram na data de hoje, dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados.
Minha mãe tinha muita afinidade com as crianças. Ela administrava a obra do berço e uma creche, numa instituição espírita, em Goiânia. Aprendi com ela a saudar Cosme e Damião, organizando lanches especiais para as crianças da Creche Casa do Caminho, nesta data. Hoje, aqui no Rio, comprarei bombons para entregar a crianças na rua.
Bem, o sol reapareceu ainda pela manhã e pudemos fazer a nossa caminhada pela praia. Logo tivemos de retornar a casa para trocar a roupa comportada por outra mais carioca e de verão na primavera do Rio! 

2 comentários:

  1. Gostei desta lembrança sobre os gemeos. Tenho netos gemeos como você sabe, e no ano que vem, vou "celebrar" com eles o Dia dos Gêmeos.

    Giuseppe

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giuseppe! Sempre quis ter filhos gêmeos! Tenho irmãs gêmeas que são meio filhas... Eu tinha uns 12 anos quando elas nasceram e ajudei minha mãe a criá-las! Como davam trabalho! Eram muito levadas! Visitei Uma delas - a Luiza - em Zaandam, nesta última viagem à Europa.
    Abreijos / Regina

    ResponderExcluir