sábado, 18 de setembro de 2010

ZAANDAM

Rafael, ao canto, e Luiza cortando as unhas do filho Angelo.
Chegamos a Zaandam ontem à noite. Renata foi nos buscar no aeroporto de Amsterdam, o Schiphol. Zaandam é uma cidade próxima de Amsterdam, como se fosse um bairro. As famílias preferem criar seus filhos aqui, porque ela é mais calma que Amsterdam e tem todo o conforto de uma grande cidade. Aqui tem a maior mesquita da Europa.

Zaandam, anteriormente chamada Saenredam, fica nos arredores do Rio Zaan e sua história está intimamente ligada à indústria. Zaandam foi uma cidade líder na primeira revolução industrial. Na idade de ouro, Zaandam serviu como um centro de usinagem de grande porte. Milhares de serrarias movidas a moinhos de vento que processavam madeira vinda da escandinávia para a indústria naval. Zaandam também está historicamente ligada à indústria baleeira.


Silmara, Wanda, Regina, Ana Lúcia, Luiza, em feijoada brasileira na casa da Lena, em Zaandam.
Na segunda metade do século 20, Zaandam ainda era uma importante porto receptor de madeira. Existe uma estátua de carpinteiro encomendada ao escultor - Jugoslava Slavomir Miletić - em homenagem a essa época. Ela é chamada de estátua do carpinteiro, ou seja, "De Houtwerker" e foi inaugurada em 20 de junho de 2004.
Pedro I da Rússia passou algum tempo em Zaandam, em 1697, estudando a construção naval. A casa onde ele ficou é preservado como um museu, o Czar Peter House.

Monumento ao Czar Peter, em Zaandam. 
O restaurante do primeiro europeu do McDonald's abriu em 1971 em Zaandam. A cadeia de supermercados Albert Heijn também tem sede em Zaandam, onde ele também se originou.

Dormimos muito bem e fomos acordados pelo Ângelo que bateu à porta de nosso quarto às 6h da manhã. Ele queria as sementes que trouxemos para ele plantar, mas desculpou-se pedindo a mamadeira da Maria Victoria. Aqui está uma hora a mais que em Londres, portanto, cinco a menos que o Brasil, nesta época.

As duas crianças ficaram conosco, comeram chocolate em nossa cama e depois desceram com Luiza e Raymond que vieram buscá-los. Descansamos mais um pouco e descemos para o breakfast holandês. Que delícia!

Aleixo e Victoria na casa da Luiza e do Raymond.

Mais tarde saímos para um passeio pela cidade, para tirar fotos, visitar principais pontos.Fomos brindados com excelente feijoada na casa da lena, feita pela Ana Lúcia. Visitamos o centro de Zaandam, o Zaan Theatre, a mesquita, o hotel novo na construção verde estilo da cidade.  

Um comentário:

  1. Acho que vc aprendeu mais sobre Zaandam do que a Luiza e o próprio Raymond...rsrsrs
    beijos na mana luiza e família.
    clélia

    ResponderExcluir