Bikes in London
Bicicletas Barclays in London. |
Londres dá o exemplo em relação ao transporte verde. Em seis anos o número de ciclistas subiu 83%, o número de acidentes com bicicletas desceu 28%, o número de viagens diárias de bicicleta são agora meio milhão e o presidente da Câmara lançou recentemente uma campanha intitulada: "You're better off by bike."
Quem tem que viajar pela capital britânica sabe: as passagens são caríssimas, os ônibus nem sempre chegam a tempo e quem chega à cidade tem que aprender a comprar os tíquetes em máquinas na rua, antes do embarque; os trens quebram regularmente e os congestionamentos são freqüentes. A saída para evitar este caos urbano, economizar tempo e dinheiro, além de se manter em boa forma, pode estar na bicicleta.
Instruções e mapa junto às bicicletas disponíveis e gratuitas. |
Apesar de somente 2% das viagens na capital serem feitas sobre duas rodas (comparadas com 28% em Amsterdã e 12% em Munique), este cenário está para mudar radicalmente nos próximos anos. Pelo menos, esta é a vontade do prefeito. Ele é entusiasta do transporte verde, promete mais ciclovias e melhor infraestrutura para os ciclistas, como chuveiros e armários públicos, ainda na sua atual gestão.
A meta é criar um sistema viário alternativo, mais rápido, saudável e menos oneroso. É claro que em dias chuvosos e extremamente frios a bicicleta fica longe de cogitação. Mas enquanto o inverno rigoroso não chega e o instável tempo inglês permitir, pedalar até o centro é uma boa idéia.
Ciclitas em Londres. |
De acordo com uma pesquisa da BBC, cerca de 66% das viagens na capital são de curta distância, numa média de 15 minutos cada. Mas os londrinos levam mais que o dobro deste tempo presos no tráfego ou trocando de um transporte para outro. Assim, as bicicletas oferecem a vantagem de poder cortar o tempo de percurso até pela metade e, em alguns dos casos onde já existem ciclovias, até menos do que isso.
Ciclistas no Sky Day, in London. |
Outro beneficiário da viagem de duas rodas é o bolso. O investimento inicial na bicicleta geralmente é pago em dois ou três meses de transporte público, dependendo do modelo da bicicleta; o estacionamento é relativamente fácil e gratuito e o ciclista fica livre da famigerada "congestion charge", que é o pedágio urbano cobrado para circular de carro pelo centro de Londres. Uma bicicleta nova custa na faixa de £ 150, mas também é possível alugar ou comprar uma de segunda mão em estado razoável por até £ 50 nas inúmeras lojas espalhadas pela capital.
A terceira, e talvez a maior vantagem, tem a ver com a saúde. Segundo relatório da British Medical Association (BMA), pedalar pelo menos 30 minutos por dia proporciona melhor capacidade motora e cardiovascular, prolongando a vida. Você se livra do estresse da hora do "rush" e respira um ar relativamente mais fresco, mesmo assim, é melhor usar uma máscara antipoluição à venda nas lojas de bicicletas.
Outra vantagem de viajar na "bike" é a de conhecer outras pessoas que fazem parte de organizações de ciclistas pela cidade, um grupo lobista em expansão. Elas organizam eventos como a "Bike Week" em junho, com consertos de bicicleta gratuitos, dicas de manutenção e de segurança no trânsito, passeios noturnos e pelo interior do Reino Unido, além de churrasco no verão. As organizações também dão dicas de como e onde comprar bicicletas e acessórios e oferecem mapas gratuitos de ciclovias nos seus respectivos websites.
Ciclitas pedalando no verão londrino. |
A dica para aproveitar sua bicicleta ao máximo nas ruas de Londres é a de se filiar a uma dessas ONGs, geralmente pagando uma quantia simbólica. Outro fator a se ter em mente é a de que ser ciclista na Inglaterra requer mais conhecimento das leis de trânsito do que certamente no Brasil. Portanto, para evitar acidentes e motoristas furiosos, melhor investir também em um capacete e roupas fluorescentes, além de luzes na traseira, em caso de trajetos noturnos. Cadeados e correntes não podem faltar na lista, e mesmo com toda segurança em acessórios, vale consultar as dicas de locais mais seguros para estacionar sua bicicleta no site da Transport For London, TFL.
O aconselhável é se informar ao máximo sobre rotas e comportamento do ciclista nesses sites antes de sair de casa. Abaixo, uma lista das organizações mais ativas da capital. As duas primeiras são paradas obrigatórias para o ciclista noviço.
Já comentamos em postagens anteriores sobre o incentivo da prefeitura de Londres quanto ao uso de bicicletas. Você pode se cadastrar e usar as bicicletas patrocinadas pelo sistema da prefeitura e o Banco Barclays.
Vi isto implantado em outras cidades europeias. Inclusive em Lyon onde minha filha morava, morou por uns 4 anos. Tinha um poste de bikes bem na frente do partamento dela. Era usado mesmo com frio e até com neve!!
ResponderExcluirSim, é muito prático e me prometi que noutra encarnação aprenderei a andar de bicicleta... Deviam ter triciclos ou com pequenas rodinhas também, não é? *R*
ResponderExcluir