quarta-feira, 22 de setembro de 2010




Bikes in London

Bicicletas Barclays in London.
Londres dá o exemplo em relação ao transporte verde. Em seis anos o número de ciclistas subiu 83%, o número de acidentes com bicicletas desceu 28%, o número de viagens diárias de bicicleta são agora meio milhão e o presidente da Câmara lançou recentemente uma campanha intitulada: "You're better off by bike."

Quem tem que viajar pela capital britânica sabe: as passagens são caríssimas, os ônibus nem sempre chegam a tempo e quem chega à cidade tem que aprender a comprar os tíquetes em máquinas na rua, antes do embarque; os trens quebram regularmente e os congestionamentos são freqüentes. A saída para evitar este caos urbano, economizar tempo e dinheiro, além de se manter em boa forma, pode estar na bicicleta.

Instruções e mapa junto às bicicletas disponíveis e gratuitas.
Apesar de somente 2% das viagens na capital serem feitas sobre duas rodas (comparadas com 28% em Amsterdã e 12% em Munique), este cenário está para mudar radicalmente nos próximos anos. Pelo menos, esta é a vontade do prefeito. Ele é entusiasta do transporte verde, promete mais ciclovias e melhor infraestrutura para os ciclistas, como chuveiros e armários públicos, ainda na sua atual gestão.

A meta é criar um sistema viário alternativo, mais rápido, saudável e menos oneroso. É claro que em dias chuvosos e extremamente frios a bicicleta fica longe de cogitação. Mas enquanto o inverno rigoroso não chega e o instável tempo inglês permitir, pedalar até o centro é uma boa idéia.

Ciclitas em Londres.
De acordo com uma pesquisa da BBC, cerca de 66% das viagens na capital são de curta distância, numa média de 15 minutos cada. Mas os londrinos levam mais que o dobro deste tempo presos no tráfego ou trocando de um transporte para outro. Assim, as bicicletas oferecem a vantagem de poder cortar o tempo de percurso até pela metade e, em alguns dos casos onde já existem ciclovias, até menos do que isso.

Ciclistas no Sky Day, in London.
Outro beneficiário da viagem de duas rodas é o bolso. O investimento inicial na bicicleta geralmente é pago em dois ou três meses de transporte público, dependendo do modelo da bicicleta; o estacionamento é relativamente fácil e gratuito e o ciclista fica livre da famigerada "congestion charge", que é o pedágio urbano cobrado para circular de carro pelo centro de Londres. Uma bicicleta nova custa na faixa de £ 150, mas também é possível alugar ou comprar uma de segunda mão em estado razoável por até £ 50 nas inúmeras lojas espalhadas pela capital.

A terceira, e talvez a maior vantagem, tem a ver com a saúde. Segundo relatório da British Medical Association (BMA), pedalar pelo menos 30 minutos por dia proporciona melhor capacidade motora e cardiovascular, prolongando a vida. Você se livra do estresse da hora do "rush" e respira um ar relativamente mais fresco, mesmo assim, é melhor usar uma máscara antipoluição à venda nas lojas de bicicletas.

Outra vantagem de viajar na "bike" é a de conhecer outras pessoas que fazem parte de organizações de ciclistas pela cidade, um grupo lobista em expansão. Elas organizam eventos como a "Bike Week" em junho, com consertos de bicicleta gratuitos, dicas de manutenção e de segurança no trânsito, passeios noturnos e pelo interior do Reino Unido, além de churrasco no verão. As organizações também dão dicas de como e onde comprar bicicletas e acessórios e oferecem mapas gratuitos de ciclovias nos seus respectivos websites.

Ciclitas pedalando no verão londrino.
A dica para aproveitar sua bicicleta ao máximo nas ruas de Londres é a de se filiar a uma dessas ONGs, geralmente pagando uma quantia simbólica. Outro fator a se ter em mente é a de que ser ciclista na Inglaterra requer mais conhecimento das leis de trânsito do que certamente no Brasil. Portanto, para evitar acidentes e motoristas furiosos, melhor investir também em um capacete e roupas fluorescentes, além de luzes na traseira, em caso de trajetos noturnos. Cadeados e correntes não podem faltar na lista, e mesmo com toda segurança em acessórios, vale consultar as dicas de locais mais seguros para estacionar sua bicicleta no site da Transport For London, TFL.

O aconselhável é se informar ao máximo sobre rotas e comportamento do ciclista nesses sites antes de sair de casa. Abaixo, uma lista das organizações mais ativas da capital. As duas primeiras são paradas obrigatórias para o ciclista noviço.

Já comentamos em postagens anteriores sobre o incentivo da prefeitura de Londres quanto ao uso de bicicletas. Você pode se cadastrar e usar as bicicletas patrocinadas pelo sistema da prefeitura e o Banco Barclays.

2 comentários:

  1. Vi isto implantado em outras cidades europeias. Inclusive em Lyon onde minha filha morava, morou por uns 4 anos. Tinha um poste de bikes bem na frente do partamento dela. Era usado mesmo com frio e até com neve!!

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  2. Sim, é muito prático e me prometi que noutra encarnação aprenderei a andar de bicicleta... Deviam ter triciclos ou com pequenas rodinhas também, não é? *R*

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