quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sunny day at Stonehenge and Bath – September 2nd, 2010.


Aleixo e Regina em Stonehenge
Levantamos cedo para pegar o ônibus da excursão, desistimos do breakfast no hotel comendo apenas uma fatia de pão integral e uma chávena de chá em nosso quarto. O hotel hospeda estudantes e assim oferece chá, café, açúcar, leite, além de uma chaleira elétrica de maneira que você pode preparar o seu café au lait ou chá quando quiser.

Tomamos o ônibus no local indicado e rumamos para Stonehenge. São grandes pedras dispostas em forma circular, cuja estrutura inicial data de 3000 A.C. O monumento está alinhado com o nascer do sol do verão local e o por do sol, no inverno.Todavia, seu real propósito ainda é ignorado. As enormes pedras pesam 50 toneladas cada uma e é o maior monumento em pedras do mundo. Para mover uma delas seriam necessários 600 homens. Sendo um local considerado como patrimônio da humanidade, Stonehenge é preservado para o benefício das futuras gerações. Stonehenge é tido como fonte de inspiração e fascinação e para muitos é um local de culto e celebração. Infelizmente, a grandiosidade do local não me tocou como quando estive em Matchupitchu.




Regina in Bath, 2.9.2010.
Bath é uma elegante cidade em estilo georgiano e foi originalmente um assentamento romano construído ao redor de fontes de água quente. Existem três nascentes quentes. Estas hot springs ainda podem ser vistas, hoje, formando uma névoa surreal sobre velhas pedras, possivelmente, de milhares de anos atrás. Os banhos receberam o nome em homenagem à divindade celta - Sulis - mais tarde identificada como a deusa romana Minerva. Podemos ver objetos famosos da Bretanha romana, como o frontão da cabeça da górgone, proveniente do templo; a cabeça em bronze dourado da Sulis Minerva e os objetos escavados da nascente sagrada.






A parte dos banhos é algo de enorme valor turístico, muito bem organizado com equipamento eletrônicos disponíveis em várias línguas e o ambiente com é muito bem decorado com esculturas e projeções de filmes representando o cenário romano ao qual somos remetidos. Mas a cidade em si também é especial! A arquitetura, os jardins, a abadia, os museus, as ruas típicas da cultura inglesa, somadas às facilidades e ao conforto do nosso século XXI.



Sally Lunn´s, in Bath.


Visitamos também a mais velha casa de Bath - Sally Lunn Bun (1482), – onde pode-se tomar café, chá, almoçar ou jantar à luz de velas. Bath também homenageia sua residente mais famosa - a escritora Jane Austen.

De qualquer forma para uma típica experiência britânica, quem vier à Inglaterra não deve deixar de fazer uma visita a Bath. A cidade tem uma atmosfera imperdível, nada como tomar um verdadeiro chá nesta energia especial.

3 comentários:

  1. Adorei visitar Bath e, se tiver tempo, voltarei lá para ficar ao menos uma noite naquela verdadeira atmosfera inglesa! Quem sabe não foi a lembrança da Jane Austen que me tocou tanto?

    ResponderExcluir
  2. Fiz este mesmo passeio ... embora não senti "calafrio" nenhum em Stonehenge que uma amiga minha jura ter sentindo (será que era o frio e o vento no dia que ela visitou).

    Gostei de Stonehenge e gostei de Bath.

    Uma visita que não vamos esquecer. No meio do caminho, paramos o ônibus .... pois lembramos ter deixado o "cinto" com dinheiro, em cima da cama!!! Tinha uns $8,000!!! Pegamos um taxi e chegamos no hotel (perto do Regent´s Park, por sinal) antes da arrumadeira. Guardamos o cinto e pegamos outro ônibus, felizes com a nossa sorte!

    Curtimos ainda mais o dia!!

    ResponderExcluir
  3. Eu me senti tocada pela energia do lugar quando fui ao Peru e visitei Matchu Pitchu... Foi incrível a sensação e acreditei ter vivido lá em outra época!

    ResponderExcluir