terça-feira, 21 de setembro de 2010

O FANTASMA DA ÓPERA


Cem anos da primeira publicação de O Fantasma da Ópera -
London, Tuesday, September 21st, 2010.

Regina em 21.09.2010.
De volta da Holanda, desde ontem, e curtindo a nossa última semana européia. Após o café da manhã aqui no hotel, saímos para as voltas na praça - a Fitzroy Square - alimentando os pombos como de costume. Agora já olhamos os detalhes da praça com cuidado amoroso, quase nos despedindo. Selecionamos alguns ângulos para fotos mais tarde.

Visão da Torre BT, da esquina de casa ( Londres).
Vamos sair daqui a pouco e após o almoço vamos ao Picadilly Circus, assistir à peça – O Fantasma da Ópera. Cedo, Aleixo já arrumou duas de nossas malas. Elas só serão abertas no Rio ou na chácara. O tempo está quente, ontem esteve a 26º toda à tarde e, pela previsão, continuará assim o restante da semana.

A Peça The Phanton of the Opera foi extraordinária. Apesar do espaço limitado do palco, eles conseguem um efeito semelhante ao de cinema, em razão dos recursos cenográficos. A música é divina, atores e atrizes, excelentes. O teatro Her Majesty´s, na Rua Haymarket, foi inaugurado em outubro de 1986 e a peça ainda se mantém em cartaz com a casa cheia e muito aplaudida pelo público e pela crítica. Publicada em 1910 pela primeira vez, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estréia em 1986.

Vista da Fitzroy Square.
Le Fantôme de l'Opéra foi inúmeras vezes traduzido para o português do Brasil, sendo que as versões mais difundidas são das editoras Ediouro e Ática. A preferência por essas versões devem-se à maior fidelidade à história originalmente criada por Gaston Leroux.

Ainda a Torre BT.
A peça de hoje foi dirigida por Hal Prince. Nos subterrâneos da Ópera de Paris, um fantasma assusta a todos. Mas será mesmo um fantasma? O fantasma da Ópera habitava o imenso subterrâneo do teatro mais famoso de Paris e de lá só saía para acalentar suas duas paixões: a música e a encantadora jovem, cantora Christine Daaé. O fantasma, prisioneiro da própria feiúra, perambula pelo teatro, ora aterrorizando, quem zomba de sua imensa feiúra e de sua existência, ora fazendo a voz de Christine, a mais cristalina que Paris já escutou.


Regina na porta do Teatro Her Majesty´s.
Ninguém o vê, mas cedo ou tarde, todos sentem a sua presença e o temem. Nos corredores, salas e alçapões escuros da Ópera a figura misteriosa do fantasma, pouco a pouco vai se revelando; a imagem de espírito maldito vai se desfazendo, e o protagonista se humaniza. O livro, escrito de modo jornalístico, lança mão de um acidente ocorrido em 1896, quando um dos contrapesos dos enormes candelabros caiu sobre o público e ainda leva em consideração a construção do teatro de Paris, quando na época o arquiteto criou uma estrutura complexa de corredores e saletas, um sistema de passagens que só essa pessoa conhecia. Erick, o fantasma, tem vocação de arquiteto e uma paixão pela música. A seguir a narrativa parece um documentário em que a história ganha verossimilhança e onde se mesclam ficção e realidade. Acreditamos, piamente, que o fantasma é de carne e osso, mais que uma aparição, uma sombra que vaga pelo imenso teatro. O enredo coloca uma heroína em perigo, essa heroína é a cantora Christine Daaé, ameaçada pelo fantasma que vive à margem da sociedade.

Prédio do Her Majesty´s Theatre na Haymarket.
No final, descobre-se que o fantasma Erick, tem seu lado humano, e que o amor impossível que sente pela jovem cantora o transforma no anjo da música e não mais no ser repulsivo que sempre se faz aparecer, muito embora ele a tenha raptado e revele a sua assustadora feiúra o que não assusta mais a heroína. Erick, o fantasma, para ser bom só lhe faltou ser amado.

Conseguimos encontrar a linha de pesca encomendada por nosso amigo goiano. Não sabia que se comprava a linha de acordo com o peso do peixe que se pretende pescar! A casa é especialista neste tipo de material e vende para o mundo todo!

Voltamos caminhando para casa e tiramos mais fotos de Londres. Mais lembranças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário